METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
Analise as assertivas abaixo.
I – Para se instruírem, se prepararem tecnicamente, adquirirem conhecimentos mais profundos, etc, as pessoas leem livros e vários outros tipos de publicações em variados suportes. Já a leitura literária, preenche outras necessidades e atende outros objetivos, dirigindo-se à totalidade do ser humano.
II – O prazer que a literatura proporciona ao leitor é denominado estético e não se limita ao riso, não se confunde com alegria e distração, já que o prazer provém das emoções, das ideias, das sensações despertadas no âmago.
III – As histórias para crianças menores devem conter soluções satisfatórias para os conflitos, as dificuldades, evitando que os pequenos leitores não se sintam desalentados ao ler um texto com finais negativos e tristes.
Com relação à leitura literária, é correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Ricardo Azevedo classifica os livros em: didáticos, paradidáticos, livro-brinquedo ou livro-jogo, livro de imagens e livro de literatura infantil.
Leia as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, de acordo com a classificação do escritor.
1 – ( ) O livro didático é um instrumento educativo em que são veiculados estudos específicos de natureza científica.
2 – ( ) O livro de imagens é um livro auxiliar dos estudos de história e geografia, tendo como motivo principal o ensino de dados de um tempo e um lugar do passado nacional.
3 – ( ) O livro de literatura infantil, além de entreter, pode introduzir a criança na vivência de questões reflexivas, tecidas no solo imaginário.
4 – ( ) O livro paradidático usa a ficção com a finalidade de veicular e facilitar uma informação.
5 – ( ) O livro de imagens serve como mero entretenimento, mas pode se aliar também ao intuito informativo, como por exemplo, ensinar cores, formas, números, etc.
A sequência correta é:
V, V, V, V, V
V, F, V, V, F
F, F, V, V, F
V, F, V, F, F
V, V, V, V, F
Para que o leitor consiga abstrair do texto seus sentidos, precisará se concentrar durante a leitura. Como conseguir concentração dos alunos na leitura de textos literários com múltiplas interpretações e carregados de subjetividade? Esse é o grande desafio dos professores.
Analise as afirmativas que seguem e escreva V (verdadeiro) ou F (falso).
I - A leitura tem que trazer um prazer textual. A escola deve ser um espaço agradável, silencioso, favorecendo a reflexão, proporcionando a releitura da própria leitura e a leitura do outro. ( )
II - Os adolescentes não conseguem selecionar suas leituras. As obras escolhidas revelam que eles tendem a aderir aos clássicos e aceitar a leitura dos cânones literários, portanto, é necessário que o professor os orientem para se conseguir interesse e concentração na leitura. ( )
III - O texto tem que possuir um título sugestivo e uma capa atraente; os materiais didáticos têm a necessidade de ter uma impressão diferenciada, complementos de atividades, CD-ROM, página na internet, etc. ( )
IV - Para se conseguir concentração e interesse, o livro didático deve ser um material de apoio e não uma substituição da obra literária. ( )
A sequência correta encontrada é:
F – V – F – V
V – V – V – V
F – F – V – F
V – F – V – V
V – F – V – F
De acordo com estudiosos, pode-se dizer que a palavra letramento trabalhada dentro da literatura nos leva a entender que o seu objetivo é trabalhar com a formação do nosso leitor, seja de Literatura ou de não Literatura, trazendo valores que podem ter dimensão individual e social. Individualmente, esta dimensão envolve:
a leitura e o universo contextual.
o universo ideológico e a leitura.
o universo contextual e ideológico.
a escrita e a leitura.
a escrita e o universo ideológico.
As reproduções de obras artísticas custam caro e nem sempre estão disponíveis nas escolas. Mas, com a internet, a distância geográfica e o alto custo estão deixando de ser um impecilho para o acesso às leituras, sobretudo para crianças e jovens que frequentam a escola.
Diante desta afirmação, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as assertivas:
( ) Pela internet, difunde-se o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.
( ) Esse recurso é incompatível com o espaço escolar para difusão das diversas formas de arte devido à imaturidade das crianças e dos jovens.
( ) Além da internet, é bom que as aulas sejam oportunidades de práticas para o fazer artístico também. O professor tem a função de motivar a descoberta das habilidades expressivas dos alunos.
( ) Com a expansão da internet os jovens perderam a descoberta de suas habilidades expressivas. O hábito de ler e apreciar vários tipos de linguagem, dificulta o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
A sequência correta encontrada é:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Ricardo Azevedo classifica os livros em: didáticos, paradidáticos, livro-brinquedo ou livro-jogo, livro de imagens e livro de literatura infantil.
Leia as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, de acordo com a classificação do escritor.
1 – ( ) O livro didático é um instrumento educativo em que são veiculados estudos específicos de natureza científica.
2 – ( ) O livro de imagens é um livro auxiliar dos estudos de história e geografia, tendo como motivo principal o ensino de dados de um tempo e um lugar do passado nacional.
3 – ( ) O livro de literatura infantil, além de entreter, pode introduzir a criança na vivência de questões reflexivas, tecidas no solo imaginário.
4 – ( ) O livro paradidático usa a ficção com a finalidade de veicular e facilitar uma informação.
5 – ( ) O livro de imagens serve como mero entretenimento, mas pode se aliar também ao intuito informativo, como por exemplo, ensinar cores, formas, números, etc.
A sequência correta é:
V, V, V, V, V
V, F, V, V, F
F, F, V, V, F
V, F, V, F, F
V, V, V, V, F
Para que o leitor consiga abstrair do texto seus sentidos, precisará se concentrar durante a leitura. Como conseguir concentração dos alunos na leitura de textos literários com múltiplas interpretações e carregados de subjetividade? Esse é o grande desafio dos professores.
Analise as afirmativas que seguem e escreva V (verdadeiro) ou F (falso).
I - A leitura tem que trazer um prazer textual. A escola deve ser um espaço agradável, silencioso, favorecendo a reflexão, proporcionando a releitura da própria leitura e a leitura do outro. ( )
II - Os adolescentes não conseguem selecionar suas leituras. As obras escolhidas revelam que eles tendem a aderir aos clássicos e aceitar a leitura dos cânones literários, portanto, é necessário que o professor os orientem para se conseguir interesse e concentração na leitura. ( )
III - O texto tem que possuir um título sugestivo e uma capa atraente; os materiais didáticos têm a necessidade de ter uma impressão diferenciada, complementos de atividades, CD-ROM, página na internet, etc. ( )
IV - Para se conseguir concentração e interesse, o livro didático deve ser um material de apoio e não uma substituição da obra literária. ( )
A sequência correta encontrada é:
F – V – F – V
V – V – V – V
F – F – V – F
V – F – V – V
V – F – V – F
De acordo com estudiosos, pode-se dizer que a palavra letramento trabalhada dentro da literatura nos leva a entender que o seu objetivo é trabalhar com a formação do nosso leitor, seja de Literatura ou de não Literatura, trazendo valores que podem ter dimensão individual e social. Individualmente, esta dimensão envolve:
a leitura e o universo contextual.
o universo ideológico e a leitura.
o universo contextual e ideológico.
a escrita e a leitura.
a escrita e o universo ideológico.
As reproduções de obras artísticas custam caro e nem sempre estão disponíveis nas escolas. Mas, com a internet, a distância geográfica e o alto custo estão deixando de ser um impecilho para o acesso às leituras, sobretudo para crianças e jovens que frequentam a escola.
Diante desta afirmação, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as assertivas:
( ) Pela internet, difunde-se o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.
( ) Esse recurso é incompatível com o espaço escolar para difusão das diversas formas de arte devido à imaturidade das crianças e dos jovens.
( ) Além da internet, é bom que as aulas sejam oportunidades de práticas para o fazer artístico também. O professor tem a função de motivar a descoberta das habilidades expressivas dos alunos.
( ) Com a expansão da internet os jovens perderam a descoberta de suas habilidades expressivas. O hábito de ler e apreciar vários tipos de linguagem, dificulta o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
A sequência correta encontrada é:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
V, V, V, V, V
V, F, V, V, F
F, F, V, V, F
V, F, V, F, F
V, V, V, V, F
Para que o leitor consiga abstrair do texto seus sentidos, precisará se concentrar durante a leitura. Como conseguir concentração dos alunos na leitura de textos literários com múltiplas interpretações e carregados de subjetividade? Esse é o grande desafio dos professores.
Analise as afirmativas que seguem e escreva V (verdadeiro) ou F (falso).
I - A leitura tem que trazer um prazer textual. A escola deve ser um espaço agradável, silencioso, favorecendo a reflexão, proporcionando a releitura da própria leitura e a leitura do outro. ( )
II - Os adolescentes não conseguem selecionar suas leituras. As obras escolhidas revelam que eles tendem a aderir aos clássicos e aceitar a leitura dos cânones literários, portanto, é necessário que o professor os orientem para se conseguir interesse e concentração na leitura. ( )
III - O texto tem que possuir um título sugestivo e uma capa atraente; os materiais didáticos têm a necessidade de ter uma impressão diferenciada, complementos de atividades, CD-ROM, página na internet, etc. ( )
IV - Para se conseguir concentração e interesse, o livro didático deve ser um material de apoio e não uma substituição da obra literária. ( )
A sequência correta encontrada é:
F – V – F – V
V – V – V – V
F – F – V – F
V – F – V – V
V – F – V – F
De acordo com estudiosos, pode-se dizer que a palavra letramento trabalhada dentro da literatura nos leva a entender que o seu objetivo é trabalhar com a formação do nosso leitor, seja de Literatura ou de não Literatura, trazendo valores que podem ter dimensão individual e social. Individualmente, esta dimensão envolve:
a leitura e o universo contextual.
o universo ideológico e a leitura.
o universo contextual e ideológico.
a escrita e a leitura.
a escrita e o universo ideológico.
As reproduções de obras artísticas custam caro e nem sempre estão disponíveis nas escolas. Mas, com a internet, a distância geográfica e o alto custo estão deixando de ser um impecilho para o acesso às leituras, sobretudo para crianças e jovens que frequentam a escola.
Diante desta afirmação, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as assertivas:
( ) Pela internet, difunde-se o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.
( ) Esse recurso é incompatível com o espaço escolar para difusão das diversas formas de arte devido à imaturidade das crianças e dos jovens.
( ) Além da internet, é bom que as aulas sejam oportunidades de práticas para o fazer artístico também. O professor tem a função de motivar a descoberta das habilidades expressivas dos alunos.
( ) Com a expansão da internet os jovens perderam a descoberta de suas habilidades expressivas. O hábito de ler e apreciar vários tipos de linguagem, dificulta o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
A sequência correta encontrada é:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
F – V – F – V
V – V – V – V
F – F – V – F
V – F – V – V
V – F – V – F
De acordo com estudiosos, pode-se dizer que a palavra letramento trabalhada dentro da literatura nos leva a entender que o seu objetivo é trabalhar com a formação do nosso leitor, seja de Literatura ou de não Literatura, trazendo valores que podem ter dimensão individual e social. Individualmente, esta dimensão envolve:
a leitura e o universo contextual.
o universo ideológico e a leitura.
o universo contextual e ideológico.
a escrita e a leitura.
a escrita e o universo ideológico.
As reproduções de obras artísticas custam caro e nem sempre estão disponíveis nas escolas. Mas, com a internet, a distância geográfica e o alto custo estão deixando de ser um impecilho para o acesso às leituras, sobretudo para crianças e jovens que frequentam a escola.
Diante desta afirmação, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as assertivas:
( ) Pela internet, difunde-se o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.
( ) Esse recurso é incompatível com o espaço escolar para difusão das diversas formas de arte devido à imaturidade das crianças e dos jovens.
( ) Além da internet, é bom que as aulas sejam oportunidades de práticas para o fazer artístico também. O professor tem a função de motivar a descoberta das habilidades expressivas dos alunos.
( ) Com a expansão da internet os jovens perderam a descoberta de suas habilidades expressivas. O hábito de ler e apreciar vários tipos de linguagem, dificulta o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
A sequência correta encontrada é:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
a leitura e o universo contextual.
o universo ideológico e a leitura.
o universo contextual e ideológico.
a escrita e a leitura.
a escrita e o universo ideológico.
As reproduções de obras artísticas custam caro e nem sempre estão disponíveis nas escolas. Mas, com a internet, a distância geográfica e o alto custo estão deixando de ser um impecilho para o acesso às leituras, sobretudo para crianças e jovens que frequentam a escola.
Diante desta afirmação, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as assertivas:
( ) Pela internet, difunde-se o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.
( ) Esse recurso é incompatível com o espaço escolar para difusão das diversas formas de arte devido à imaturidade das crianças e dos jovens.
( ) Além da internet, é bom que as aulas sejam oportunidades de práticas para o fazer artístico também. O professor tem a função de motivar a descoberta das habilidades expressivas dos alunos.
( ) Com a expansão da internet os jovens perderam a descoberta de suas habilidades expressivas. O hábito de ler e apreciar vários tipos de linguagem, dificulta o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
A sequência correta encontrada é:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
V – F – V – F
F – F – F – V
V – V – V – F
V – F – F – V
V – F – F – F
- Mandaram ler este livro...
Se o tal livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado, mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação.
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio, equivale a:
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio. (Cláudio Ferraretti, inédito)
Tudo o que se refere ao homem a mim também diz respeito.
Por ser humano, preciso manter interesse por tudo.
Por ser humano, não fico alheio a nada.
A nada me sinto alheio.
O que não me diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
A prática docente é de extrema importância, pois é também por meio dela que se concretizará ou não a aprendizagem. Por isso, a escolha adequada do método de ensino da língua é fundamental na aquisição do conhecimento. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, sendo irrelevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos alunos.
o professor competente e que domina o conteúdo sempre consegue adaptar sua estratégia pedagógica ao que o método propõe, podendo desprezar as necessidades de seu público-alvo.
é importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino e a aprendizagem da língua como um processo individual e que dispensa a eleição de uma metodologia.
o professor sempre encontra uma fórmula mágica para ensinar, portanto, é desnecessário fazer uma combinação de métodos, pois basta apenas considerar o nível de aprendizagem em que os alunos estão.
mais de um método pode cobrir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características próprias de seu grupo e, então, fazer as adequações que julgar necessárias, utilizando estratégias que fomentem a aprendizagem.
Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
I) Segundo Dinello, a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.
II) Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.
III) Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.
IV) O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita.
Estão corretas as afirmativas:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
III e IV apenas.
I, II e III.
II, III e IV.